segunda-feira, 11 de junho de 2012

Organizando o lar


Se alguém perguntar à vocês se conhecem alguém desorganizado, com certeza as pessoas que me conhecem, no dia-a-dia, responderiam que sim e gritaria em alto e bom som o meu nome. 
Mas isso só até alguns dias atrás, pois agora sou uma nova mulher(pelo menos estou tentando rsrsrsrs). Já não estava mais aguentando procurar por coisas que não sabia onde estavam, parecia que as coisas se escondiam de mim, de propósito. O desorganizado sofre, e entra num círculo vicioso, pois pra procurar o que quer, faz ainda mais bagunça. Uma loucura!E enquanto você procura, xingando todos os palavrões que conhece, as pessoas riem de você, e você ainda mais nervosa. Tem horas que parece que vamos EXPLODIR!!!!!!
Mas isso agora é página virada. É lógico que organizar o desorganizado é difícil, tem que ser aos poucos e dá muito, muito trabalho, mas uma hora se chega lá, e cada passo é uma vitória, pois a desorganização é um vício, e não tem nada a ver com sujeira ou desarrumação, muitas vezes a casa é arrumada, mas cadê mesmo aquela blusa? E aquela pomada pra picada de inseto? E o biquíni, justamente na hora de arrumar a mala pra aquela viagem, sumiu? Mas isso não me pertence mais!!!!!!
Outro problema que tenho é o tempo, trabalho fora, e quando estou em casa, nos dias de folga, é tanta coisa pra fazer que não sei por onde começar. Viajando pela NET, descobri dicas bem legais para ajudar na minha decisão de organização, e uma delas é o sistema Fly Lady, que nos ensina a dividir a casa em cinco partes, uma para cada dia da semana, de segunda a sexta, achei muito bom pra quem, como eu , não tem faxineira, diartista, ajudante.
Aqui em casa dividi assim:

Segunda - banheiros( aqui são dois)
Terça - Quartos(aqui são três)
Quarta -Área(varandinha e área de serviço)
Quinta - Cozinha e escadas
Sexta -  sala e sala de jantar

Estabeleci dessa maneira de acordo com a boa-vontade da CEDAE, já que não cai água todos os dias aqui na roça(rsrsrsr), e pra lavar área, banheiro e cozinha, só com água, mesmo porque os pisos de alguns desses lugares são antiderrapantes, e paninho, nem pensar!!!

Também não tenho lavadeira ou passadeira, e no final de semana, cuido da roupa assim:
Obs: Adoro cuidar da roupa, é o serviço doméstico que mais gosto de fazer!!!!
Sábado - Trocar roupa de cama e lavar parte da roupa
Domingo - Lavar o restante da roupa pela manhã e passar à noite, vendo Fantástico.
É lógico que se chegar no final de semana e tiver algum programa, prefiro sair e no dia seguinte, trabalho por dois dias. A família e a diversão são mais importantes.
 Para manter a arrumação, Todos os dias, mesmo que seja quando eu chegar do trabalho:
- Manter a louça limpa,
- Manter a limpeza do banheiro,
- Tirar o lixo,
- Varrer a casa.
E você, como se organiza? Comente e contribua para minha nova fasa(rsrsrsrs). Beijos!  
     

6 comentários:

  1. EU ADORO MINHA CASA ,ARRUMAR INVENTAR E ETC,ADOREI SUA VISITA VOLTE SEMPRE BJSSSSSS,BJS

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta... Gostei muito do seu blog, tanto q já tô até te seguindo! Dar uma passadinha lá no meu bloguinho e se quiser me seguir também pode ficar á vontade, pois será um grande prazer ter sua companhia lá!

    Beijinhos Carinhosos!
    Ana Patricia
    http://casinhacorderosapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Roberta,
    Para nós mulheres que trabalhamos fora o tempo é pequeno para cuidarmos do nosso lar, e temos de fazer do tempo o nosso aliado.
    Eu faço que nem você, separo por dias os meus afazeres e procuro separar um tempo para o descanso pq senão esqueço dele rsss...gosto tbém de observar a minha casa quando a arrumo o que posso fazer para deixá-la mais bonita.
    Bjss
    www.totalmentecorderosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberta, tudo bem? Seja bem-vinda à Casa de Retalhos.

    Obrigada por suas palavras carinhosas.

    Eu sou organizada, mas sei q não é tarefa fácil para quem naturalmente não é. Tenho irmãs desorganizadas e entendo q essa é a maneira delas serem.
    Desejo sorte a você. Tomare q encontre um método q a ajude a organizar melhor suas coisas.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Roberta, adorei o seu sistema de organização :)
    Sabe que eu sempre tive mania de arrumação, quase neurose, sabe...mas daí os filhos chegaram e eu vi que foi uma batalha perdida, rsrs
    Mas bagunça estressa muito amiga! Aqui em casa eu tento pelo menos manter os últimos ítens da sua lista: banheiro limpo e sem louça na pia, pois se não parece que toda a casa está de pernas pro ar, hahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. oi Roberta adorei suas dicas eassim como vc tenho 2 filhos moro em coelho neto rj estou cursando o curso tec de enfermagem e estou adorando estudar só que minha casa está desorganizada por conta dos estudos as vezes vou dormi tarde arrumando a casa vou seguir suas dicas bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim!