sábado, 13 de outubro de 2012

Mug Rug e Roupinha para caneca - PAP

Olá, meninas e meninos!
Como foi  o feriado de vocês? O meu foi maravilhoso, graças à Deus!
Hoje o PAP é de um tapetinho e uma roupinha para canecas. O tapetinho é Mug Rug, mas a roupinha da caneca, não sei o nome, mas aprendi a fazer, e vou mostrar pra vocês como se faz.
Vamos lá, e mãos à obra:
Materiais:
Para o MUG RUG:
- dois retângulos de tecido( no meu, usei a medida de 24cm x 19 cm)
-manta acrílica
-tesoura
-agulha
-linha
-ferro de passar
-máquina de costura
-alfinetes

Fazer o "sanduíche" com os retângulos de tecido e a manta acrílica da seguinte maneira: manta acrílica - tecido com o lado direito virado pra cima- tecido com o lado direito virado pra baixo:
Passar com ferro:
Passar a costura em toda a volta, deixando uma abertura de mais ou menos 10 cm para desvirar:
Desvirar o trabalho, assentar com o ferro de passar e fechar a abertura com ponto invisível.

Para prender a manta acrílica, vamos fazer de um jeito diferente. Aprendi com uma professora de patchwork que conheci por acaso nas minhas "visitas" à Loja Caçula. Vamos prender formando um coração:
Primeiro desenhe um coração em um papel e corte, o meu  foi feito de um encarte de supermercado. Tem até  foto do Fenômeno.

Passe esse molde para o Mug Rug, com auxílio de um giz de costureira. Eu usei lápis, pois o giz que eu tinha era o branco, e eu não enxergaria direito no tecido claro.

Vai ficar assim: (dá pra ver um sombreado, né?)
Agora é só passar a costura por cima do desenho, mas atenção: SEM DAR A RÉ(não retroceder). A minha costura saiu um pouquinho fora do desenho, mas ainda assim deu certo:
Depois, é só dar dois nós nas linhas, e com a agulha, enfiar a linha pra dentro do Mug Rug, onde fica a manta acrílica:
Passar uma costura (pode ser reta ou zig zag) sem retroceer,em toda a volta do trabalho, e proceder da mesma maneira com as linhas ( passar para dentro do Mug Rug).
Pronto, o tapetinho está pronto!
Agora vamos fazer a "roupinha " da caneca. Para isso vamos precisar dos materiais de costura descritos acima, mas os retâgulos serão de 24cm x 10cm, mais elástico e botão:
Vamos montar o "sanduíche" como montamos do tapetinho: manta- tecido com o lado direito para cima- tecido com o lado direito para baixo e passamos à  ferro:

Antes de costurar, medir o local para colocar o elástico, prender o elástico com um alfinete, dessa maneira ( com o elo para dentro):
Recolocar o retângulo por cima e costurar em toda a volta, deixando um espaço sem costurar para desvirar o trabalho:
Desvirar, assentar com o ferro, fechar a abertura com pontos invisíveis:
Costurar toda a volta com ponto reto ou zig zag, prender o botão e pronto, "roupinha" pronta:
E o conjuntinho todo:
Espero que tenham gostado e que se inspirem.
Esse post também está participando do mosaico da Rejane.
Beijinhos e aproveitem o fim de semana!♥








30 comentários:

  1. Ola roberta!Adorei a ideia da roupinha para caneca!!Beijos Teca

    ResponderExcluir
  2. Ameiiiiiiiiiiiiii... Que lindo, Roberta! Eu amaria saber costurar... ficou super delicado e lindo demais! Beijinhossssssss e fique com Deus!

    http://solteiras-noivas-casadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Roberta,ficou uma graça.Você explicou tudo direitinho no pap,adorei.
    Também estou lá no mosaico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberta!
    Seu pap está super explicadinho!
    Gostei muito da técnica do Mug-Rug,ainda não fiz nenhum trabalho com essa técnica, mais um desafio para colocar em prática!
    Um ótimo final de semana para você e toda família!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oi Roberta.tbm estou no mosaico do casa Corpo e cia da Rê e como sou louca por cupcakes a sua foto me chamou atenção,por isso vim conhecer o seu blog.E pra minha surpresa vc tem é de São João de Meriti.
    Adoreiiii.

    Agora vou visitar as paginas do seu blog e vou te seguir.Bjinhooosss
    Elaine Pires.

    Se quiser conhecer o meu blog fica a vontade.

    ResponderExcluir
  6. MENINA, AMEI SEU BLOG!ESTE PAP TÁ PRA MIM, HOJE ACORDEI MELHOR DA GRIPE E PENSEI...VOU FAZER UM MUG RUG!OBRIGADA POR ENSINAR!!BJS NO CORAÇÃO!

    ResponderExcluir
  7. OLÁ AMIGA AMEI O SEU PAP MUITO BEM EXPLICADO, VOU ESTAR GUARDANDO PARA QUANDO ESTIVER UM TEMPINHO ESTAR FAZENDO. BEIJOS E UM ÓTIMO DOMINGO.

    ResponderExcluir
  8. Oi Roberta!
    Adorei seu pap, te achei no mosaico da Re. Me tira uma dúvida, eu fiz uma máscara de dormir que depois de finalizada eu passei o ferro e a manta acrílica achatou, não ficou mais fofinho. Aconteceu o mesmo com você?
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, anda eu a navegar pla nete e econtrei seu blog ,que adorei seus trabalhos muito interessantes ! já sou fã.
    Um abraço.
    Mali

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga o pap do porta pano de prato eu tenho nos post anteriores, obrigado pelo carinho te desejo uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  11. Oi vizinha.
    Obrigado pela visitinha.
    E quanto a loja,se vc pegar o Expresso(onibus) vc solta no centro de Nilopolis,a loga é em frente a loja Americana.

    bjinhooss

    ResponderExcluir
  12. Fofo, fofo, fofo! Vou fazer porque amei seu pap!

    bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  13. Amei o pap !!!! clap, clap, clap!!!!! Essa manta acrílica é fácil de achar? Fiquei enlouquecida para tentar fazer !!! Ganhei uma máquina de costura e ainda não me aventurei muito , mas sua explicação está super bacana!!!
    Beijocas , esse mosaico da Rejane é show!

    ResponderExcluir
  14. Roberta,tô me roendo de curiosidade para ver teu porta lenços.
    Não demora para postar,hein! Rsrsrsrs
    Tenha um dia abençoado,minha querida!

    ResponderExcluir
  15. Oi Roberta, estava pensando em você quando vi seu comentário carinhoso lá no Entrelinhas !!!
    Sabe o que eu comprei hoje? a Man- ta!!!!!!! fim de semana, vou tentar fazer ...hahahahah...Beijocas!!!
    Obrigada pela visita , viu?

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Roberta por compartilhar, adorei ficou lindo e vou tentar fazer, bjs.

    ResponderExcluir
  17. Lindos trabalhos, e gostei do pap. a dica do coração é ótima, obrigada.

    mas não sei porquê, eu não estou conseguindo trabalhar com manta acrílica. quando costuro a borda do trabalho, ele o tecido que fica embaixo fica menor, fica mais curto que o de cima e as vezes a linha franze. estou tão desiludida...

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Roberta,
    Muito fofo.
    Amei, obrigada pelo PAP.
    Ótimo para presentear.
    Beijo grande e boa semana.
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  19. Ola Roberta e ficou lindo, ahhhh obrigada por compartilhar e ensinar como fazer o coracao eu amei ter aprendiso, como aprendo a costurar aqui olhando o q vcs sabem, essa foi mais uma e com certeza vou querer fazer um mug rug p mim com a capinha p a canequinha...

    Amei esse tecido, ele eh lindo.

    Bjs rose jp

    ResponderExcluir
  20. Adorei o PAP, Roberta! Eu já fiz várias capinhas para caneca mas nunca usei manta acrílica! Obrigada pela dica!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Amando cada post do seu blog!!!! Adorei.... Beijos da Ká!!!

    www.casadipano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, querida! Uma graça seu trabalho... Um dia aprendo a costurar... rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  23. HUNNNN QUE LINDO!
    ASSIM FICA FÁCIL FAZER O CORAÇÃO,
    GOSTEI MUITO DESSA DICA!
    BJOS...

    ResponderExcluir
  24. Amei! Tenho este tecido tb, gosto muito da estampa!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  25. Que legal,
    melhor explicação que encontrei, da pra entender direitinho, agora vou tentar fazer o meu, bjsss

    ResponderExcluir
  26. Roberta adorei a explicação...eu estava fazendo de acordo com tamanho da xícara....e muito em cima,e sem elástico....
    vou chorar!!!kkkk
    Obrigada pela orientação bjjss
    meu cachixó

    ResponderExcluir
  27. Adorei e salvei no meus favoritos!!!
    Obrigada por compartilhar conosco...

    Beijinhos da Betta
    tudoretalho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim!