sábado, 28 de dezembro de 2013

Como organizo minhas contas

Oi, pessoal!
Quero agradecer às amigas que me enviaram votos de Feliz Natal, e me desculpar com todas vocês pelo sumiço. O fato é que ainda estou sem meu PC. Indignada, mas estou tentando fazer com que isso não me afete emocionalmente. Comprei a garantia estendida da Loja Kalunga, e agora que precisei, tenho me aborrecido demais. Mas, hoje consegui um computador emprestado, e cá estou escrevendo, e matando as saudades.
Queria muito postar para vocês sobre como faço para organizar minhas contas durante o ano.
Essa época de fim de ano, gosto de colocar as coisas em ordem, e me esforço para começar o novo ano com a organização em dia, mas para que isso aconteça, devemos ter algumas rotinas durante o ano, pois facilita muito na hora de "destralhar" nessa época de recomeço.
Como organizo minhas contas:
No final de cada ano, compro um caderno, e nele vou anotando , mês a mês, todas as despesas. Geralmente, fecho de três em três meses, por exemplo:em dezembro, anoto as contas referentes a janeiro, fevereiro e março, em março, fecho as contas de abril, maio de junho. Acho esse método eficaz principalmente para quem, como eu, precisa ter as contas rigorosamente na "ponta do lápis", pois consigo prever o orçamento bem antes. É lógico que imprevistos podem acontecer, porém, com o orçamento controlado, temos a possibilidade de guardar , todos os meses, um dinheirinho para as despesas emergenciais, e assim, não precisarmos "correr" para o cartão de crédito ou cheque pré-datado em uma eventual despesa extra.

Nesse caderno, colo um envelope na contracapa, e nele vou colocando as contas conforme forem chegando.Separo algumas páginas no final do caderno para anotar as prestações, por exemplo:
Geladeira: 10 x R$200,00
Janeiro 1/10
Fevereiro 2/10, e assim por diante. Conforme eu vou  pagando, dou um OK.
Também é importante separar uma quantia para fazer o "caixa das despesas emergenciais". Estabeleça uma quantia a ser guardada por mês. Essa quantia deve ser paga à você assim que sair seu pagamento. Pode ser R$ 50,00, R$100,00, o quanto der, mas é importante assumir esse compromisso. Anote esse valor na parte de PRESTAÇÕES do seu caderninho. Caso você não tenha uma conta poupança, separe um envelope para esse fim, e lembre-se guardando R$50,00 por mês,você terá R$ 600,00 no final do ano!
Após o pagamento dessas contas, tenho uma caixa com pastas suspensas em que deposito as contas pagas. Separo por contas:  internet, telefone e TV á cabo(que no meu caso, vem em uma única conta), luz, escola, plano de saúde...Essas cotas são depositadas na caixa mês a mês, após serem pagas, e no fim do ano, após pagar a última conta, retiro todas da caixa, entro em contato com as empresas responsáveis, e solicito o COMPROVANTE DE QUITAÇÃO DE ANUAL.


O Comprovante de Quitação Anual deve ser enviado por empresas públicas ou privadas, para o consumidor até o mês de maio do ano subsequente. É uma Lei Federal (12.007/09), pois com ele em mãos, podemos descartar toda a papelada referente às contas pagas. Algumas empresas cumprem a lei, outras nos obrigam a solicitar.Esse comprovante deve ser guardado por cinco anos.
Alguns comprovantes temos, obrigatoriamente , que guardar. São os relativos ao Imposto de Renda. Tenho uma caixa à parte, apenas para guardar tudo que se refere à Imposto de Renda. Guardo-os em um envelope ano a ano, e guardo esses envelopes dentro da caixa. Dizem que devemos guardar os papéis referentes ao Imposto de Renda por dez anos, mas os meus tem mais que isso.


Desse modo fica bem mais fácil ver o quanto gasto e o quanto posso gastar. E a organização me ajuda muito na hora de procurar determinada conta já paga, ou de reunir as contas a serem pagas no início de cada mês.
E vocês, como organizam suas contas? Conta aí, vai¹
Quero desde já desejar um 2014 abençoado para todas vocês!
Beijos!